Arquitetura e Urbanismo Na Universidade De Itaúna

 
  01

Arquitetura e Urbanismo Na Universidade De Itaúna

 

Pioneiro na região centro-oeste de Minas Gerais, assim como tem sido a própria UIT em sua história, o curso já formou centenas de profissionais nestes anos passados.

 

Acolhendo majoritariamente estudantes da região, os arquitetos e urbanistas aqui formados têm ajudado a transformar para melhor as cidades onde vivem e trabalham.

 

São anos dedicados à formação daqueles que serão capazes de pensar a região onde estão, planejar as suas cidades, projetar espaços públicos e privados e aquilo que os complementa.

 

As possibilidades de atuação do profissional de arquitetura e urbanismo são muitas e proporcionam àqueles que abraçam esta carreira, oportunidades variadas de atender às demandas da sociedade contemporânea e ao seu desenvolvimento pessoal.


Com satisfação olhamos para o nosso entorno, nas cidades onde estamos, e vemos as marcas deixadas por arquitetos e urbanistas que estiveram conosco durante os cinco anos de sua formação acadêmica.


Alguns deles resolveram voltar para a universidade onde se formaram já como profissionais. Continuaram seus estudos qualificando-se como mestres e doutores para então serem nossos colaboradores. Assim tornaram-se alguns dos professores que estão preparando os futuros profissionais que planejarão e projetarão as cidades onde vivemos.


Nosso corpo docente é formado por profissionais experientes, com reconhecida atuação em diversas áreas do mercado de trabalho, assim como na academia. Zelamos pela seleção de mestres e doutores capazes de transferir para nossos alunos sua experiência e saber. Muitos deles estão conosco desde o início do curso e têm ajudado a continuamente aprimorar nosso sistema de ensino.


Para tanto contam com toda a infraestrutura e suporte de uma Universidade que tem se destacado em mais de 50 anos de existência por ter total compromisso com a qualidade do ensino e o bem-estar dos seus alunos, colaboradores e comunidade onde está inserida.


Sabemos que os profissionais que aqui se formam arquitetos e urbanistas têm nas cidades seu principal ambiente de atuação e por isso procuramos colocá-los, desde o início do curso, em contato com aquilo que de mais avançado tem ocorrido no mundo em relação às mesmas.


Incentivamos o profundo conhecimento da realidade urbana na qual estamos todos inseridos, mas procuramos levar nossos alunos a conhecer outras situações que poderão ajudá-los a encontrar soluções para os desafios que vivenciam em seu cotidiano.


Para tanto procuramos despertar seu interesse pela pesquisa e desenvolvemos projetos de extensão universitária em parceria com instituições internacionais. Nos últimos anos estivemos em diversas cidades européias e latinoamericanas com nossos alunos, ex-alunos e outros convidados. Nessas oportunidades, nossos professores e nossos parceiros internacionais juntam forças no sentido de qualificar e diferenciar aqueles que aqui se formam para atuarem em um mercado onde o conhecimento é cada vez mais valorizado.


A correta aplicação do saber proporcionando a transformação positiva das cidades e sociedade em que vivemos é algo que a Universidade De Itaúna muito preza.


Orgulhamos-nos de ser uma Grande Universidade e procuramos, a todo o momento, nos reinventarmos para criamos um ambiente favorável à formação de profissionais que ajudem a transformar nossa sociedade para melhor.


Nestes últimos 20 anos, temos formado arquitetos e urbanistas que dividem esses mesmos valores conosco. Por isso, já firmemente estabelecidos, celebramos este momento e nos energizamos para que outros 20 anos venham adiante. Avaliamos que cumprimos um importante papel até aqui e desejamos que ao completarmos 40 anos de curso possamos ter a mesma satisfação e sensação de dever cumprido que hoje temos.