CEP - Submissão de Projetos

 

Documentos obrigatórios

Conforme determinado pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP), a partir de 2012 a forma de recebimento de novos protocolos de pesquisa deverá ser feita somente através da Plataforma Brasil (Plataforma eletrônica desenvolvida pela CONEP). Com isso, a forma de submissão foi alterada e deverá seguir os procedimentos abaixo. Sugerimos leitura minuciosa de todas as informações para que o protocolo seja encaminhado com sucesso. 

 

INFORMAÇÕES GERAIS: 

 

 

1º PASSO: CADASTRO DOS PESQUISADORES

 

  

Na nova plataforma TODOS os integrantes da pesquisa (professor orientador, co-orientador - se houver, e alunos orientandos - equipe de pesquisa) deverão ter cadastro no sistema.

O cadastro deverá ser feito através do site: www.saude.gov.br/plataformabrasil e só poderá ser concluído com os documentos abaixo:

1.    Cópia digitalizada de um documento de identidade com foto para ser submetido ao sistema (recomenda-se o formato ‘JPG’ ou ‘PDF’). As imagens digitalizadas deverão ser anexadas quando da realização do cadastro. O não envio do documento provoca a não efetivação do cadastro.

2.    Currículo Lattes em formato doc, docx, odt ou pdf.

3.    Endereço eletrônico do link do currículo lattes.

Portanto, antes de se cadastrar na plataforma, providencie todos estes 3 documentos antes de iniciar o processo.

No item de preenchimento do cadastro “Deseja vincular alguma Instituição de pesquisa?“, se você for professor/técnico ou estudante da Universidade de Itaúna, deve adicioná-la como instituição da qual faz parte.

Após preencher o cadastro, o pesquisador receberá um e-mail contendo uma senha e informações sobre o acesso à Plataforma Brasil. Se desejar, será possível alterar a senha no primeiro acesso à Plataforma  (aba “Meus Dados”).

 

 

2º PASSO: CADASTRO DE UMA NOVA PESQUISA

 

 

 

Acesse o site da Plataforma Brasil: www.saude.gov.br/plataformabrasil

Faça seu login com “email” e “senha”

Clique em “Nova submissão”

 

Em caso de dúvidas, acesse o Guia de Orientações Básicas para submissão de projetos de pesquisa

Nesse site existe ainda o recurso “Ajuda on line”, onde através de um chat é possível sanar dúvidas referentes ao funcionamento da Plataforma.

 

 

INFORMAÇÕES IMPORTANTES:

 

 

 

1)    O cadastro inicial da pesquisa deve ser feito pelo orientador/coordenador da pesquisa. Após o cadastro das informações preliminares da pesquisa, o orientador/coordenador poderá delegar o preenchimento para um assistente ou integrante da pesquisa (desde que já tenha cadastro na mesma plataforma).

2)  O cadastro da nova pesquisa poderá ser feito aos poucos, bastando clicar em “salvar/sair” para continuar o preenchimento em outro momento.

3)   No protocolo de pesquisa o pesquisador deve informar introdução, resumo, hipóteses, objetivo primário, objetivos secundários, metodologia, critérios de inclusão e exclusão, riscos, benefícios, metodologia de análise de dados, desfecho primário, desfecho secundário, tamanho da amostra, data do primeiro recrutamento e países de recrutamento (em casos em que essas informações se aplicam). Os campos introdução, resumo, hipóteses, objetivo primário, objetivos secundários, metodologia, critérios de inclusão e exclusão, riscos, benefícios, metodologia de análise de dados, desfecho primário e desfecho secundário comportam até 4 mil caracteres. Assim, recomendamos que, se no projeto original tais campos ultrapassassem os 4 mil caracteres, ao final da submissão, o pesquisador anexe o ao sistema  o arquivo contendo o projeto completo. O pesquisador só avançará para a tela seguinte se a quarta tela estiver totalmente preenchida.

4)    Após o preenchimento, o sistema gerará o documento “folha de rosto” que deverá ser impresso, assinado pelo orientador/coordenador e pela “instituição proponente” da pesquisa, escaneada e anexada na Plataforma.

)     Todos os documentos necessários para o desenvolvimento da pesquisa deverão ser assinados, escaneados e anexados na Plataforma. A ausência de qualquer um destes documentos não viabiliza a sua análise deste Comitê (ver relação de Documentos Obrigatórios).

6)    A notificação de pendências e o parecer do CEP serão obtidos através da Plataforma Brasil. Os pesquisadores devem ter cuidado ao responder as pendências e procurar o CEP antes de enviá-las via sistema se tiver dúvidas, pois se as pendências não forem atendidas a contento o projeto será não aprovado. Não haverá “pendência da pendência”.

7)    Projetos de outras instituições sem CEP´s cadastrados no sistema: quando o pesquisador clicar em “Enviar o projeto ao CEP”, os projetos serão enviados diretamente à CONEP e é a CONEP quem decidirá qual CEP apreciará o projeto e ela mesma o enviará ao CEP escolhido.